22.1.12

¡Fiesta Mexicana!

Quando criamos o blog, nossa pretensão era de publicar pelo menos um post por semana. A ideia era que eles fossem ao ar aos sábados, e, com o tempo, se sentíssemos que teríamos as oportunidades para preparar os pratos durante a semana, aumentar essa frequência de publicações.
Pois mal começamos a postar, e já atrasei uma publicação... Então para compensar essa 'furada', o post de hoje vale por dois: Os nachos como prato principal, e sua sobremesa: churros!
Apesar de não se tratar de pratos muito práticos, parte deles podem ser preparados com antecedência, o que facilita bastante quando se prepara comida para receber amigos (o tipo de situação para o qual esse prato é perfeito).


CHILLI CON CARNE
Nada combina melhor com nachos que o Chilli con carne. A receita é uma adaptação da receita de Jamie Oliver, que assisti no "Refeições de Jamie Oliver em 30 minutos".

Ingredientes:
200g de feijão pré cozido - Já testei com alguns tipos de feijão, e o que mais me agradou foi o carioquinha. Mas com o feijão vermelho também ficou muito bom.
500g de carne moída (patinho ou outra carne com pouca gordura)
1 lata de tomates pelados
1 lata de cerveja 
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 pimentão vermelho
100g de bacon
tempero pronto para comida mexicana (Comentei sobre os temperos prontos no último post - clique aqui se não leu ainda - e este mexicano que temos em casa leva pimenta vermelha, cominho, pimenta do reino, sal, açúcar, orégano, salsa, cebola, mostarda, pimentão vermelho, alho, coentro, cebolinha e aroma natural de fumaça)

Modo de preparo:
Comece fritando o bacon (normalmente não se faz necessário colocar óleo, pois o bacon já tem sua própria gordura), e em seguida refogue a cebola, o alho e o pimentão.
Acrescente a carne, e misture até que ela "pegue uma corzinha". Em seguida coloque toda a cerveja, a lata de tomates, e o tempero mexicano (se o seu tempero pronto não for salgado o suficiente, acrescente também o sal, a gosto), e deixe reduzir (para quem não conhece o termo reduzir, se trata de aguardar que o líquido evapore, restando um caldo mais espesso).
O segredo para não errar no tempero está na ponta da língua. Literalmente: prove sempre a comida para saber se está faltando alguma coisa. Se tem dúvidas da quantidade de tempero, procure colocar menos, e ir provando e acrescentando se necessário, mas sempre nas etapas finais do preparo (quando se reduz o líquido a concentração de tempero aumenta, então provar a comida antes de reduzir o líquido pode nos levar a pensar que falta tempero, e acabar ficando muito salgado).
Por último, desligue o fogo e misture o feijão pré-cozido.

DIP DE QUEIJO
Este creme de queijo é uma improvisação que fizemos, baseados num prato de nachos que gostamos de um restaurante aqui de Blumenau.

Ingredientes:
1 cx de creme de leite
300g de queijo tipo colonial (outros queijos podem ser usados -chegamos a fazer com o prato, certa vez- mas sem dúvida o queijo colonial é muito mais saboroso para esta receita)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Ferva o creme de leite em fogo baixo, e acrescente aos poucos o queijo ralado. Finalize com o sal e tempero ao gosto.

NACHOS
Compre pronto, que é muito mais prático! Aqui em casa costumamos comprar o Doritos Dippas (aquele doritos que vem sem tempero), que é muito mais barato que as tortillas prontas importadas. E a Elma Chips não nos pagou nada por este post. :/
Essa receita de chilli con carne e dip de queijo rende para umas 6 pessoas. Então é bom comprar pelo menos dois sacos do doritos (cada um tem 170g).


CHURROS
Para esta deliciosa sobremesa a massa pode ser preparada com antecedência, e reservada para fritar na hora de servir. Aliás, é ideal que se faça a massa antecipadamente, pois é necessário aguardar que ela esfrie antes de fritar.

Ingredientes:
2 xíc. de água
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
2 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:
Leve ao fogo a água, a manteiga e o sal até ferver. Apague o fogo e acrescente a farinha aos poucos, mexendo lentamente até formar uma bola e desgrudar da panela. Reserve para que esfrie.
É melhor usar uma colher de pau e se preparar para fazer força, pois é uma massa bem pesada para misturar.
Em uma panela, coloque óleo o suficiente para cobrir um churro para esquentar, e enquanto isso prepare os churros usando um saco de confeitar de bico grande (ou, se tiver, um utensílio específico para preparar churros). Novamente: prepare-se para fazer força, pois a massa é bem pesada e sai do saco de confeitar com bastante dificuldade.


Frite os churros no óleo bem quente, e finalize polvilhando o açúcar e a canela.
Sirva com doce de leite e sorvete de creme, e não vai se arrepender.
Aqui em casa costumamos fazer o doce de leite a partir do leite condensado. Para quem não conhece, é bem simples:
cozinhe 1 lata de leite condensado em uma panela com água três dedos acima da altura da lata. Deixe ferver por cerca de 1h45min.
ATENÇÃO: Deixe a lata esfriar bem antes de abrir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário