3.1.12

Fricassê de frango



Depois de muito tempo enrolando, hoje estamos finalmente publicando a primeira receita do blog. Que de agora em diante renda. Fica como promessa de 2012!

Já vi o nome Fricassê sendo dado aos mais diversos pratos, alguns parecidos com este que apresentarei, outros nem passando perto. Esta é uma receita de família e desde pequena ouço o prato ser chamado assim, e é desta forma que repasso ele a vocês.
Como toda receita sem regras, a gente adapta ao nosso gosto e à nossa preguiça.
A princípio esse prato deveria ter uma base de frango cozido e desfiado. Mas sabe quando você acorda tarde no domingo e tem preguiça só de pensar em desfiar o frango?

Fricassê de frango

Base frango
600g de peito de frango
1 lata de tomates pelados
Salsinha a gosto
Sal e pimenta para temperar

Base creme de milho
Meia cebola picadinha
1 dente de alho
2 colheres de sopa cheias de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Quanto baste de leite
1 lata de milho verde
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta para temperar
Noz moscada

Cobertura
Queijo mussarela

Modo de preparo:
Base frango: Corte o frango em cubinhos pequenos e leve à panela para fritar. Quando estiverem bem fritinhos, acrescente os tomates pelados e faça um bom molho, temperando com o sal, pimenta e a salsinha. Reduza o fogo e deixe esse molho reduzir um pouco, enquanto prepara a base de creme de milho.
Creme de milho: leve à panela a margarina, a cebola picada e o alho também picadinho. Espere a margarina derreter e acrescente o trigo. Mexa bem de forma a obter uma massa. Aos poucos, vá acrescentando o leite e siga mexendo para que o creme não crie “pelotinhas”. Adicione leite até obter um creme liso, com consistência de mingau. Adicione o milho, salsinha, cebolinha e tempere com o sal, pimenta e noz moscada.
Montagem: em um refratário coloque a base de frango no fundo, cubra com o creme de milho e finalize com fatias de queijo mussarela. Leve ao forno a 180º até dourar. Sirva com batata-palha. Com arroz e uma salada fica perfeito também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário