25.5.12

Bolo de maçã


Com essa coisa de dieta, reeducação alimentar e tudo mais, eu me vi experimentando diversas coisas que, na teoria, eu odiava. A primeira delas foi a abóbora. Torcia o nariz para qualquer coisa que levasse abóboras, pois dizia não gostar das mesmas. Mas na verdade sequer lembrava de tê-las provado. Com a dieta, descobri que as abóboras possuiam bons valores nutricionais e eram "magrinhas", com poucas calorias por porção. Eu tinha que tentar, né? Virou amor, principalmente na forma de creme apimentadinho. Outra coisa que me apavorava o paladar eram maçãs quentes... Maçã para mim era só in natura, nas saladas de frutas e vitaminas. Strudel? Tortinha de maçã? Purê de maçã? Argh... Aí que aparece meu tio (oi Jean!) dizendo que havia provado um bolo de maçã delicioso e integral, que cairia bem pra dieta. A princípio a ideia não me atraiu muito, até que minha oma (vó, para os não alemães) mandou um pedaço do tal bolo para mim no trabalho. O cheiro era tão gostoso, que quase não consegui esperar a hora do lanchinho para experimentar o bolo. E como ele era gostoso! Tratei de pegar a receita e reproduzi-la em casa. É um bolo muito facinho de fazer e tem a vantagem de aproveitar a maçã inteira, adicionando ao bolo fibras, vitaminas e tudo mais. Anota aí:

Ingredientes
2 xic de açúcar (usei 1 xic de União Light)
2 xic de farinha de trigo integral
3 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos (Importante: reserve as cascas!)
3 ovos
1 colher chá de canela - ou a gosto
2 colheres chá de fermento em pó
3/4 xic de óleo

Preparo
Em um liquidificador, coloque os ovos, óleo, açúcar, canela e as cascas de maçã. Bata por 3 a 5 minutos ou até ficar bem homogêneo e sem cheiro de ovo. Em um bowl misture a farinha, o fermento e as maçãs picadas (assim elas ficam cobertas de farinha e não afundam na massa). Acrescente à mistura de farinha e maçãs a massa líquida batida no liquidificador. Misture com delicadeza até que a massa fique bem lisa e homogênea. Coloque em uma forma untada e farinhada (já fiz na tradicional com furo no meio e na forma de "pound cake" ou bolo inglês). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fazendo o teste do palito o mesmo saia limpo.

2 comentários:

  1. Anônimo25.5.12

    Prezados leitores do "couple of food": eu sou o tio Jean que a Bianca mencionou na historinha do bolo de maçã light: não é pra "jogar confete" não, mas minha sobrinha Bianca e seu noivo são um casal de mestre-cucas de "mão-cheia"! Ah, não deixem de provar a receita: a saúde agradece (e o estômago também, NHAM!)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23.6.12

    Huum , esse Boloo é um Deeliiciia .

    ResponderExcluir