21.6.12

Chicago Style Pizza

A inspiração do post de hoje veio de um programa de culinária que passa no canal pago TLC:  Emeril Ecogastronomia (Emeril Green). O programa do Chef Emeril acontece dentro de um mercado (o Whole Food, especializado em alimentos orgânicos - quando viajarmos ele fica como ponto turístico para visitação, hehe) e ele recebe pessoas e procura resolver seus problemas: gente que só sabe fazer um prato, a vegetariana que tem marido carnívoro, etc... E em um deles tinha a mulher que é cozinheira de mão cheia mas que não acertava na massa da pizza. Logo, o programa foi todo em cima de escolher ingredientes para massa, molho e recheios de uma pizza de qualidade. Tudo isso para contar que enquanto o chef passava a receita de uma massa básica de pizza, esticada fininha, como uma pizza "tradicional", ele ensinou à convidada um tipo de pizza chamada de Chicago Style Pizza ou Deep Dish Pizza, que é uma pizza feita, em termos literais, em um prato fundo. A pizza tem bordas e massa grossa, recheio generoso e invertido (o molho vem por cima de tudo). Acho que chegamos a babar vendo o resultado final dessa pizza: era grossa, crocante, suculenta... E nos lembrou demais a clássica Pan Pizza da Pizza Hut. Não demorou muito para anotarmos os ingredientes e o modo de preparo do programa para tentar fazer a tal pizza. Mas qual foi a nossa surpresa ao tirar a nossa pizza do forno e não encontrar nela nada parecido com a pizza do programa ou com a Pizza Hut. Bem decepcionante. Mas aos poucos descobrimos que a culpa não era nossa: o programa é bastante interessante de conteúdo para nos dar ideias, mas é difícil acompanhar as receitas por lá. Faltam alguns detalhes, sabe? Porém não nos demos como vencidos e procuramos novas receitas para produzirmos a nossa deep dish pizza. Como pela televisão não deu certo, fomos para a internet. E há uma imensidão de receitas para este estilo de pizza na web, portanto escolhemos um blog gringo que era bem explicadinho e tinha fotos tentadoras do resultado final. E foi assim que comemos nossa gostosa Pan Pizza, baseada na receita do blog What A Dish!

Ingredientes
1 e 1/3 de xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de chá de fermento biológico seco
1/4 de xícara de leite em pó desnatado
1 colher de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo
3 xícaras de farinha de trigo para pão ***
2 colheres de sopa de óleo de canola (para a massa)
3 a 5 colheres de sopa de óleo de canola (para untar e criar a crosta crocante da pizza)

*** Como por aqui não encontramos à venda nenhuma farinha específica para a produção de pães, pesquisamos e utilizamos uma mistura de farinha de trigo com farinha de glúten (a farinha de glúten é facilmente encontrada em casas de produtos naturais). Para ter sua farinha para pão, para cada xícara de trigo, você substitui 2 colheres de sopa da farinha de trigo pela farinha de glúten.
Então, para esta receita, é usado o total de 4 xícaras de farinhas de trigo, sendo que 6 colheres de sopa dela são substituídas por farinha de glúten

Preparo
1 - Coloque o fermento e o açúcar em uma tigela (pode ser a da batedeira, caso você tenha uma que bata massas pesadas). Adicione a água morna e dissolva o fermento. Deixe descansando por 5 minutos, ou até que o fermento crie bolhas e se transforme em uma "espuma".
2 - Adicione o leite em pó, o sal, óleo e inicialmente 3 xícaras da mistura de farinhas. Vá acrescentando farinha até que todos os líquidos estejam absorvidos e a massa não grude mais nas mãos. Aqui usamos praticamente toda a mistura de farinhas para atingir o ponto. Coloque a massa em uma superfície lisa e sove em torno de 10 minutos. Ou então utilize o batedor em forma de gancho e deixe a batedeira fazer esse trabalho por você.
3 - Divida a massa em três bolas. Unte formas de bolo como esta com o óleo separado para untar. Seja generoso com o óleo, untando bem o fundo e as laterais das formas. Abra as bolas de massa no tamanho de suas formas. Aqui você pode abrir com as mãos mesmo, já que o resultado procurado não é uma massa fininha. Coloque as massas nas formas untadas, cubra as formas com panos de prato e deixe as massas crescerem em local morno (colocamos dentro do forno desligado) por aproximadamente uma hora e meia.
4 - Passado o tempo de descanso, você terá massas gordinhas prontas para serem recheadas. Afunde um pouquinho o centro das massas, pressionando com as pontas dos dedos, deixando apenas as bordas cheinhas. Use sua criatividade para rechear suas pizzas e leve-as ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o queijo borbulhante.

Ideias de recheio
Queijo mussarela + pepperoni + milho + orégano + molho de tomate (é a da foto)
Queijo mussarela + peito de peru defumado + milho + orégano + molho de tomate
Queijo provolone + presunto + tomate + pimentão + orégano + molho de tomate
Queijo mussarela + tomates + manjericão + molho de tomate
Queijo mussarela + calabresa + orégano + molho de tomate

4 comentários:

  1. Muito bom mesmo!!! Quero mais :D

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Russi16.7.12

    Que delícia. Dá até agua na boca só em olhar.
    Vocês são surpreendentes, fazer essas delícias todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Muito obrigada pelo comentário e elogios. Merece um(s) pedaço(s) de pizza!

      Excluir
  3. Anônimo3.6.16

    Que delicia de pizza

    ResponderExcluir