10.8.12

Bolo/Torta de Queijo

 Este bolo é bem tradicional aqui em Blumenau, acho que toda padaria vende - claro que nem todos são bons. E eu gosto tanto dele, mas tanto, que queria a minha versão. Encontrei diversas receitas na internet e livros, mas acabei fazendo a minha receita (um pouquinho daqui e acolá), adaptando de acordo com o que meu paladar dizia que devia conter naquelas que eu considerava as melhores versões do bolo que havia comido. Olha, acho que cheguei perto... Ainda não ficou como eu imaginava 100%, mas ficou bem bom. Até quem dizia não curtir muito bolo de queijo, gostou.

Ingredientes
Massa
250g de farinha de trigo
120g de manteiga
70g de açúcar demerara
1 ovo

Creme de queijo
500g de ricota
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 da medida da lata de leite
3 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
Raspas das cascas de 2 limões (galego)

Cobertura
1 lata de leite condensado
Suco de dois limões

Preparo
Massa: misture bem todos os ingredientes e amasse com as mãos até que fique parecida com uma massa de modelar. Modele a massa no fundo e laterais de uma forma com fundo removível de 25cm de diametro. Reserve enquanto prepara o recheio.
Creme: coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata por uns 5 minutos. O creme ficará com um aspecto bem líquido, não se preocupe. Coloque o creme sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 50min ou até que fique firme e dourado. Retire do forno e deixe esfriando.
Cobertura: misture a frio o leite condensado com o suco dos limões. Você perceberá que ele ficará mais firme. Espalhe a cobertura sobre o bolo e leve para gelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário