27.8.12

Sobremesa de infância - Pudim Chinês

Eu tenho um paladar nostálgico. Às vezes como coisas que me lembram algo que comia quando criança ou então fico relembrando como eram as embalagens e sabores das bolachas e chocolates que comia quando menor. Na minha cabeça era tudo tão mais gostoso, sem comparação com as versões atuais. Infelizmente, no que diz respeito a esses produtos industrializados fica difícil matar a saudade dos sabores da minha infância. Mas quando o assunto é sobremesa de mãe, fica fácil fazer uma busca no caderninho de receitas e fazer seu paladar viajar "de volta para o passado". E o pudim chinês é uma das sobremesas da minha infância, pois sempre estava presente nos aniversários e festinhas em casa. Eu acho muito gostoso e é bem fácil de fazer!

Ingredientes
Pudim
1 lata de leite condensado
1 lata e meia de leite
2 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
Essência ou fava de baunilha
Espuma e gelatina
1 gelatina de morango
2 claras em neve com 2 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Pudim: coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem, até ficar uniforme. Leve ao fogão, em fogo médio, mexendo sempre até ferver e engrossar. Deixe esfriando.
Espuma e gelatina: prepare a gelatina de acordo com as instruções do fabricante: 250ml de água fervente e 250ml de água fria. Reserve. Bata as claras em neve junto com as colheres de açúcar, até formar picos firmes - se você tiver cremor de tártaro em casa, é um boa hora para usar meia colher de chá e deixar as claras bem firmes! Agora é só unir delicadamente a gelatina com as claras em neve. Não bata, apenas misture com delicadeza, pois se for muito mexido, você perderá as suas claras. O objetivo aqui é tingir e dar sabor a elas.
Montagem: em potinhos individuais ou em travessa única, coloque o pudim no fundo e cubra com cuidado com a mistura de claras em neve e gelatina. Leve para gelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário