8.10.12

Muffins de iogurte e aveia

 Andava meio saturada de bolos integrais - usando a farinha de trigo integral, parecia que meus bolos estavam ficando todos com mesmo gosto e cheiro. Isso vinha me deixando bastante triste, pois estava sempre à procura de receitas ou substituições mais saudáveis para meus bolos: mais fibras, menos gordura, menos açúcar... Eu amo bolos e não vivo sem, ou seja, já estava na fase de fazer bolos gordinhos novamente. Até que descobri que não só na farinha de trigo integral que vivem as fibras e bolos de sucesso: passei a utilizar farinha, fibra e flocos finos de aveia no lugar da farinha de trigo comum. Resolvido meu problema! Foi nesse bolo super gostoso do blog Quitandoca que resolvi utilizar e adaptar os derivados da aveia no lugar da farinha de trigo e deu certo:

Ingredientes (*as medidas são todas baseadas no copinho do iogurte, ok?)
1 copo de iogurte natural - usei um desnatado já adoçado (ou com sabor, se desejar)
1 copo e meio de açúcar - usei demerara orgânico (lembrando: o copo de medida é o de iogurte!)
1/2 copo de óleo
1 copo de farinha de aveia
1/2 copo de farinha de trigo branca
1/2 copo de aveia em flocos finos
4 ovos pequenos
1 colher de sopa de fermento em pó
Acrescentei ainda um punhado de gotinhas de chocolate amargo

Preparo
Primeiro bata bem no liquidificador por uns cinco minutos o iogurte, óleo, açúcar e os ovos. Acrescente as farinhas e bata mais um pouco, até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma travessa e incorpore delicadamente o fermento e as gotinhas de chocolate. Encha até 3/4 das forminhas para muffin e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º, até que fazendo o teste do palito o mesmo saia limpo.
* Na próxima vez que eu fizer o bolo, utilizarei chocolate granulado ou splits de chocolate no lugar das gotinhas: como a massa é bastante líquida, as gotinhas desceram e ficaram coladas no fundo da forminha. Mas mesmo assim, gostoso.

Um comentário:

  1. Cris Arras6.12.12

    Bibi e Klauber!! Não sabia que vocês tinham o blog! Acabei de ver hoje no facebook!
    Está lindo!!! E muito perigoso também!!
    Mas essa receita aqui pode, né??
    Abraços!!

    ResponderExcluir