28.12.12

Feijão Tropeiro

Não me lembro se já comentei por aqui, mas quando criança morei muitos anos em Minas Gerais. E talvez seja até por memória afetia, mas da culinária brasileira, a cozinha mineira é, de longe, minha favorita. E os cerca de 8 anos vividos em BH e região tornaram minha mãe praticamente uma expert em comida mineira.
Um dos pratos mais populares (e uma das primeiras receitas que aprendi) é o feijão tropeiro. O prato é bastante simples de preparar, mas eu sempre o fiz no "olhômetro", então hoje procurei medir as quantidades de cada ingrediente para compartilhar essa receita com vocês. Essas quantidades eu recomendo que adaptem ao seu gosto (quem gosta muito de bacon pode colocar mais, assim como quem prefere o feijão mais 'sequinho' pode usar mais farinha e etc).

Ingredientes
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
130g de calabresa fatiada em rodelas (3 calabresas daquela mais fina)
80g de bacon picado 
3 ovos
100g de farinha de mandioca
500g de feijão tipo Jalo cozido antecipadamente e escorrido (ou seja, sem o caldo)
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho na gordura que você preferir (pode ser azeite de oliva, manteiga, óleo de soja... hoje usei manteiga de garrafa e ficou uma delícia), em seguida frite o bacon e a calabresa. Acrescente os ovos, um de cada vez e mexa bem, até que ele se misture aos outros ingredientes e fique com aspecto de cozido. Acrescente então a farinha, misture bem até que se incorpore aos demais ingredientes, e então adicione o feijão aquecido (aqui em casa costumamoms manter um pote de feijão no congelador, então deixamos descongelando na geladeira durante a noite e o esquentei no microondas na hora de preparar a receita). Adicione então o sal e a pimenta (prove sempre, pois dependendo do seu bacon -e do seu paladar- pode precisar de mais ou menos sal). Por fim, desligue o fogo e acrescente a salsinha, dê uma misturada e está pronto!
O feijão tropeiro é tradicionalmente servido com torresminho, arroz, couve e alguma carne (combina demais com bisteca de porco). Essa receita rende facilmente pra umas 4 pessoas (dependendo, é claro, dos acompanhamentos que você servir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário