2.4.13

Pão de Mel


Este pão de mel está na lista dos meus doces favoritos - acho ele muito gostoso, com uma consistência ótima e fica perfeito recheado com doce de leite ou brigadeiro e coberto com chocolate. Tudo bem que isso tudo que eu citei é meio gordinho, mas o pão de mel em si é bem bacana para quem não gosta de bolos muito gordurosos, pois não leva um ovo sequer e nem um pinguinho de gordura. Bom, né? A receita veio da irmã de um amigo (oi, Camila!)... Um dia experimentei os que ela havia feito e achei bom demais. Não demorou muito pra eu pedir a receita dela...

Ingredientes
1 xícara de chá de mel puro
1 xícara de chá de chá forte de cravo, canela em pau e erva doce (frio)
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
3 e ½  xícaras de chá de trigo
3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó peneirado
1 colher de chá rasa de canela em pó
1 colher de café de cravo moído
1 colher de chá de cardamono
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio peneirado
1 xícara de leite

Preparo
Comece preparando o chá - faça uma infusão de água com cravos, um pau de canela e umas duas colheres de sopa de sementes de erva-doce e deixe esfriar. Na batedeira, una o açúcar e o mel, batendo até incorporar. Aos poucos acrescente o chá já frio, com a batedeira em velocidade baixa para que o chá não voe para paredes e cortinas da cozinha (experiência própria...). Quando a mistura estiver homogênea, vá acrescentando o trigo aos poucos, seguido do chocolate em pó, cacau, cardamomo e cravo moído. Acrescentar o leite à mistura e por fim o bicarbonato de sódio. Eu assei parte da massa em uma forma retangular e o restante em forminhas de silicone e de mini cupcakes, todas previamente untadas - não esqueça que a massa não leva gordura, então unte bem para que a massa assada se solte. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, acompanhando com o teste do palito o ponto da massa.
Recheie os pães de mel como desejar e cubra com chocolate derretido. Nesse calor, armazenamos os pães de mel cobertos com chocolate na geladeira - eles se mantiveram úmidos e saborosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário