2.2.13

Torta de carne


Já temos uma receita muito boa de massa de torta que publicamos AQUI. Mas como gostamos de experimentar receitas novas, testamos uma receita de massa da chef Rita Lobo, e variamos para um recheio de carne. Ficou uma delícia!

Ingredientes do recheio
500g de carne moída de sua preferência (usamos patinho)
1 lata de tomates pelados
1/2 da lata de tomates de água
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de caldo de carne concentrado ou 1 tablete
1 colher de sopa de molho inglês (Worcestershire)
1 lata de milho
150g de palmito picado
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Trigo, se necessário para engrossar

Preparo
Acho que cada um pode fazer do seu jeito. Eu, por exemplo, tenho preguiça de colocar os tomates inteiros e esperar que eles desmanchem com o tempo. Desta forma, começo meu recheio assim: coloco a cebola, o alho, os tomates pelados e a água no liquidificador e bato bem até ficar homogêneo e reservo. Coloco um fio de azeite em uma panela, acrescento a carne, um pitadinha de sal, pimenta do reino, caldo de carne e molho inglês, refogando até a carne ficar bem fritinha. Junto o molho batido no liquidificador, o milho e o palmito, deixando cozinhar por uns 20 a 30 minutos. Como se trata de um recheio para torta, é bom que não fique úmido demais, para não "empapar" a massa. Então verifique a consistência e se achar necessário engrossar um pouquinho, misture uma colher de sopa de farinha de trigo em um pouquinho de água e acrescente ao recheio. Ao atingir a consistência desejada, acerte os temperos e finalize com salsinha picada. Lembre-se de deixar o recheio esfriar antes de montar a torta.

Ingredientes da massa
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
300g de creme de leite (se utilizar o de lata, utilize com o soro)
1 gema para pincelar

Preparo
Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC. Em uma tigela, misture toda a farinha com o fermento e o sal. Junte a manteiga (bem gelada!) e com os dedos vá incorporando os ingredientes até formar uma farofinha. Não mexa demais até desmanchar toda manteiga, pois é importante que fique alguns pedacinhos na massa, que darão crocância à ela. Acrescente o creme de leite e trabalhe a massa até ela se unificar, formando uma bola homogênea (não sove ou mexa demais, para não perder os pedacinhos de manteiga). Transfira a massa para uma superficie enfarinhada e abra 2/3 (reserve 1/3 da massa na geladeira para fazer o topo da torta) dela com o rolo até que a massa aberta seja o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma.  Faça furos com um garfo no fundo da torta, para que a massa não infle ao assar. Cubra a massa com papel manteiga e sobre ele preencha o fundo da forma com feijões ou bolinhas de cerâmica, para fazer peso. Leve a massa para assar por 10 a 15 minutos ou até que comece a dourar. Retire o papel manteiga e os feijões (que poderão ser guardados para serem utilizados de pesinhos na próxima receita de torta) e espalhe o recheio. Abra o 1/3 de massa que estava reservado para fazer o topo da torta, e utilize as aparas que sobrarem para fazer decorações a seu gosto. Pincele a massa com a gema e leva para assar até que a torta esteja bem dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário