10.3.13

Pastel de Nata


Nunca fui a Portugal, mas se um dia tiver a oportunidade, certamente incluirei no roteiro turístico a Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Apesar das inúmeras reproduções que encontramos por aí, há essa enorme fama dos "legítimos" Pastéis de Belém, além da lenda do 'ingrediente secreto'. 
Enquanto essa oportunidade não vem, vamos fazendo os pasteizinhos de nata por aqui. Pastel de nata e pastel de Belém são a mesma coisa, mas este nome é marca registrada, então ninguém mais além desse pessoal de Lisboa pode produzir pastéis de Belém.
Vi essa receita na TV, no canal Bem Simples. Lá usaram creme de leite fresco, o que é difícil encontrar por aqui. Então usei nata (o creme de leite pasteurizado, de potinho) e ficou uma delícia. Outra coisa que precisa ser adaptada da receita é a quantidade, pois com a quantidade de massa indicada na receita consegui fazer 12 pasteis, mas sobrou recheio para mais uma meia dúzia, no mínimo!

Ingredientes:
Massa folhada (pode ser daquelas que se compra pronta, congelada), cerca de 600g. 
1 pote de Nata
100g de açúcar refinado
4 gemas de ovos
1 colher de chá de farinha de trigo
raspas de meio limão
açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo: 
Misture a nata, as gemas o açúcar e a farinha, e leve ao fogo baixo até engrossar (não deixe levantar fervura). Retire do fogo, adicione as raspas de limão e reserve para esfriar. 
Forre formas de empadinhas com a massa folhada. A maneira que você fará isso depende de como vem a sua massa. Algumas vêm enroladas, outras em folhas, e ainda algumas vêm em um "bloco". Uma boa maneira é enrolar a massa como um rocambole (se for aquela em bloco, abra com um rolo antes, para ficar mais fina), cortar fatias (o tamanho das fatias varia com o tamanho de sua forminha), e então abrir na forma.
Leve a massa e o recheio à geladeira por pelo menos umas duas horas. Aqueça seu forno na temperatura máxima (quanto mais quente melhor), preencha cerca de 1/3 da massa com o recheio (ele borbulha e cresce no forno, e pode transbordar se você encher demais) e leve ao forno até a massa ficar dourada, e o creme corado.
Polvilhe o açúcar e canela, e sirva. Recomendo que não tenham muita pressa para comer, pois o creme fica MUITO QUENTE e demora um pouquinho pra esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário