17.3.13

Risoto de Peito de Peru


O risoto é um prato muito versátil, pois quando se sabe preparar sua base, é possível improvisar o que você quiser para preparar uma refeição deliciosa. Este eu fiz com filé de peito de peru, que você pode substituir por frango, linguiça, carne bovina, bacon, cogumelos, ou o que sua imaginação (e apetite) permitir.

Ingredientes:
2 xíc. de arroz arbóreo (ou Carnaroli)
600g de filé de peito de peru cortado em cubinhos
2 tabletes de caldo de galinha
1L de água
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho finamente picados
1 talo de alho poró (cebolão) finamente picado
1 xíc. de vinho branco seco
1 xíc. de ervilhas congeladas
1 xíc. de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite de Oliva para refogar

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver em uma panela separada com os 2 tabletes de caldo. Aqueça a panela que você usará para fazer o risoto, despeje um fio de azeite e frite a carne picada, até pegar cor. Retire a carne da panela e reserve. Acrescente mais um fio de azeite na panela e refogue a cebola, o alho e o alho-poró.
Acrescente o arroz e refogue até ele ficar com um aspecto translúcido. Acrescente então o vinho e misture até o arroz absorver todo o líquido. Comece então a acrescentar o seu caldo quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e esperando o arroz absorver o caldo entre uma concha e outra. Esta etapa deve levar cerca de 20 minutos, e você fará isso até o arroz estar completamente cozido (pode ser que você não use todo o caldo). A melhor maneira de saber se o arroz está cozido, é provando. Você irá mordê-lo e sua consistência deve estar macia. Acrescente então as ervilhas congeladas e devolva a carne à panela. Por fim, acrescente a manteiga, desligue o fogo e acrescente o queijo ralado.
O risoto fica muito mais saboroso se for preparado com caldo caseiro, mas como não é todo mundo que sabe fazer seu próprio caldo, o uso de caldos industrializados em casa é aceitável.
E ressalto: é importante você realmente mexer constantemente seu risoto durante o preparo, pois isso ajuda a soltar o amido do arroz, para deixar seu prato cremoso e gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário