1.4.13

Bolo de Páscoa



A Páscoa já passou, mas esse foi o bolo que preparamos para ela: chocolate com mais chocolate! E como tal ingrediente nunca é demais, fica aqui a receita de um bolo para o ano todo. A receita original era chamada de "Bolo Suflair", pois a ganache do bolo era feita com chocolate Suflair. Como não tinha tal chocolate em casa, usei gotinhas de chocolate amargo belga. Já a massa leva cacau em pó e é bem facinha de fazer. Anota aí.

Ingredientes
Massa
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cacau em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de água quente
1 colher de sopa de fermento em pó
Ganache
400g de creme de leite (duas caixinhas)
400g de chocolate amargo ou ao leite em gotas ou picado

Preparo
Massa
- Separe as gemas das claras dos ovos e em um pote, peneire a farinha, o cacau e o açúcar - reserve. Comece batendo as claras em neve na batedeira e depois que estiverem firmes, adicione as gemas uma a uma, sem parar de bater. Aos poucos vá acrescentando a mistura de secos, intercalando com a água quente. Quando a massa estiver bem homogênea, acrescente o fermento e bata levemente apenas para incorporar. Coloque a massa em uma forma de 27cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Faça o teste do palito para acompanhar o cozimento da massa. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe amornar enquanto prepara a ganache.
Ganache- Leve o creme de leite ao fogão em fogo baixo em uma panela. Quando começar a ferver, retire do fogo e acrescente o chocolate, mexendo bem até obter um creme liso.
Montagem- Desenforme o bolo e divida-o ao meio. Umedeça uma das metades com a calda de sua preferência - usei bebida láctea de chocolate com um toque de licor de amêndoas. Espalhe uma parte da ganache como recheio. Cubra com a outra metade do bolo e espalhe o restante da ganache como cobertura. Para celebrar a Páscoa, decoramos o bolo com ovinhos de chocoate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário